Síndico – quando contratar?
Mediar conflitos entre vizinhos, resolver problemas, zelar pelo patrimônio, gerenciar pessoas. É grande a lista de afazeres do síndico que, além das funções citadas, também é o responsável por toda a documentação do condomínio e seu representante em juízo, quando é solicitado.
Nem sempre os condôminos têm disponibilidade, vontade ou conhecimento suficiente para atuar na função de síndico. Nessas situações, a opção por contratar um síndico profissional torna-se a melhor escolha.
Assim como os condôminos que exercem a função, o síndico profissional deve ser eleito por meio de assembleia. Por isso, o ideal é que ele se apresente aos moradores e exponha suas ideias e propostas para o presente e o futuro do empreendimento.
Características no perfil do síndico profissional:
– Liderança e organização;
– Facilidade em lidar com pessoas;
– Facilidade em comunicação;
– Bom negociador;
– Possuir conhecimentos em administração, contabilidade, recursos humanos, leis e normas condominiais.
Contratação
O condomínio que escolhe pela contratação de um síndico profissional deve buscar por indicações e pesquisar referências que tragam segurança. A opção por empresas que ofereçam esse tipo de serviço costuma ser mais segura.
Ao realizar a contratação é importante também verificar e deixar explicita as informações referentes ao salário, carga horária e tempo de prestação de serviços.